Já se sabe que a infecção pelo novo Coronavírus (Covid-19) atingiu proporções alarmantes com milhões de casos registrados e de vidas ceifadas ao redor do Mundo pelas complicações relacionadas ao vírus Covid-19.
Desta forma, eu resolvi escrever este artigo, com a intenção de informar as pessoas a cerca dos cuidados que devemos ter para a não complicação caso seja constatado que você esteja infectado com esse vírus!
Já tem estudos científicos comprovados que uma pessoa bem nutrida e bem de saúde, tem menos complicações ou até nenhum colateral quando infectados pelo vírus da Covid-19. E foi constatado que indivíduos com uma má nutrição, o do tempo da infecção e tempo de internação hospitalar (quando necessário) foi prolongado.
Portanto continue lendo este artigo para saber os 10 Nutrientes mais Importantes para você criar uma resistência a infecções do Covid-19 e a outras infecções gerais.
>> Saiba Mais: Baixe nosso e-Book Gratuito com 8 Receitas Rápidas e Saudáveis
Nutrientes
As vitaminas desempenham papéis importantes no auxilio ao sistema imunológico inato e adaptativo. Eles apoiam o sistema imuno de varias formas, e uma das mais importantes é a promoção e recuperação da inflamação (por exemplo, atividade antioxidante, produção de anticorpos, ente outros..). Logo, as deficiências de micronutrientes afetam negativamente a função imune e podem diminuir a resistência as infecções e ao Covid-19.
Bom, diante desses fatos, já deu para perceber a importância da nutrição em sua saúde né..?
Vamos então as Vitaminas mais importantes para você ficar atento (a), e incluir eles na sua nutrição diária:
1° – Vitaminas B:
Cada Vitamina B tem uma função essencial no nosso corpo, que são:
– Vitamina B2: Desempenha um papel no metabolismo energético de todas as células. Estudos relataram que essa vitamina reduziu efetivamente as infecções de MERS-Cov.
– Vitamina B3: Inibi significativamente lesão pulmonar, agindo com um forte efeito anti-inflamatório, induzida por ventilador.
– Vitamina B6: Também é necessária no metabolismo das proteínas, desempenhando um papel importante na função imunológica.
2° – Vitamina C:
A vitamina C foi incluída como um possível auxiliar no tratamento da Covid-19 devido aos seus efeitos no sistema imune do nosso corpo.
Estudos já mostraram que a ingestão regular de 1g por dia de Vitamina C é capaz de reduzir ou aliviar infecções respiratórias. Porém, pessoas em estado mais grave devem fazer uso de uma dosagem maior!
3° – Vitamina D:
Estudos apontam o papel efetivo da vitamina D na redução do risco de infecção por COVID-19, sendo que alguns deles se apoiam no fato do surto ter ocorrido no inverno de alguns países, época essa, que as concentrações de vitamina D são mais baixas.
Isso se deve pelo fato de que existem duas maneiras de se obter a vitamina D, que são:
- Por meio da luz solar ou;
- Por meio da dieta ou suplementação.
> Aqui na Mais Natural Imbituba você encontra todas essas Vitaminas.
4° – Vitamina E:
A vitamina E é de um grupo de antioxidantes lipossolúveis que pode exercer efeitos imuno-estimulantes, reduzindo o estresse oxidativo por meio da eliminação de espécies reativas. Isso quer dizer que podem induzir efeitos anti-inflamatórios. Porém, existem poucas evidências até o momento sobre a utilidade da Vitamina E como agente terapêutico contra o Covid-19.
5° – Zinco:
O Zinco é um metal essencial e está envolvido na regulação do metabolismo de carboidratos e de lipídios. O Zinco pode modular a imunidade antiviral e antibacteriana. Porém estudos ainda estão sendo realizados, para saber se o Zinco é eficiente contra o Covid-19.
6° – Cobre:
O Cobre é essencial no papel da função imune. Ele está envolvido nas funções das celular de defesa do nosso corpo, e sua deficiência, por tanto, está associada à sensibilidade aumentada às infecções. A deficiência do Cobre no corpo ocorre frequentemente no envelhecimento e devido à má nutrição.
7° – Selênio:
O Selênio tem efeitos antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias. Concentrações reduzidas de selênio têm sido associadas a pobre função imunológica e declínio cognitivo.
Além disso a suplementação com Selênio foi associada a melhora de algumas funções, entre elas:
– A melhora da função imune;
– Maior resistência a infecções;
– Aumento da atividade antioxidante;
– Redução na taxa de mortalidade por pessoas portadoras de HIV-1, Câncer no figado, hepatite B e Febre Hemorrágica epidêmica;
– O selênio também teria a propriedade de reduzir a ocorrência de trombose.
Saiba Mais: Na Mais Natural Imbituba você encontra todas essas Vitaminas.
Considerações Finais:
Sabemos que a pandemia do Covid-19 é uma ameaça significativa para a vida humana no Mundo todo. Por isso, como ainda não existe cura ou tratamento eficaz conhecido para o tal Vírus, todas terapêuticas potenciais e estratégias de prevenção que possam reduzir a incidência ou gravidade da infecção são de vital importância. Terapias anti-inflamatórias, ingestão de nutrientes e alimentos podem exercer efeitos anti-inflamatórios, imunomoduladores e antioxidantes que pedem prevenir ou atenuar as manifestações inflamatórias e vasculares associadas ao Covid-19.
Também a suplementação com micronutrientes e ácidos graxos é segura, eficaz e de baixo custo e podem sim complementar uma alimentação equilibrada com o objetivo de ajudar a eliminar lacunas nutricionais e apoiar a função imunológica ideal e, portanto, reduzir o risco e as consequências das infecções.
Vale Lembrar que esse artigo foi escrito unica e exclusivamente para informar as pessoas sobre as formas de prevenção e aumento da sua saúde (imunidade) do corpo, sendo que a cura do Covid-19 ainda não foi descoberta até a presente publicação deste artigo.
Autor do Texto: Douglas F Lobo, Graduando em Nutrição. Redes sociais – Instagram
REFERÊNCIAS: Centro de Pesquisa Avançada em Medicina, Faculdade de Medicina – UNILAGO, São José do Rio Preto, São Paulo, BraSIL. 2Departamento de Diagnóstico e Cirurgia, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil